A importância das delicadezas no nosso dia a dia

Leticia Barbano
2 min readApr 9, 2021

“Fechei os olhos e pedi um favor ao vento:
Leve tudo o que for desnecessário.
Ando cansada de bagagens pesadas”

- Cora Coralina

Todos gostamos de ser tratados com amor. Uns sentem amor com abraços, outros com presentes. Uns se sentem amados quando fazem algo por eles. Outros, quando são elogiados. Outros, ainda, quando são escutados com atenção. Receber amor é importante e bom, mas será que estamos sendo amáveis com as pessoas que convivemos todos os dias?

Pequenas e simples delicadezas cotidianas podem ajudar as pessoas ao nosso redor se sentirem queridas. O mundo se torna um lugar melhor para viver. Você se torna uma pessoa menos egocêntrica. A vida se torna mais leve.

Como espalhar delicadezas diárias

- Busque sempre tratar as pessoas ao seu redor com respeito e educação, chamando de senhor e senhora, como se fossem pessoas muito importantes para você. Não importa se é o porteiro, a faxineira ou seu supervisor: todos merecem o mesmo tratamento gentil.

- Diga as palavras mágicas: Por favor, obrigada, com licença, pode passar.

- Se te emprestarem algo, devolva com um pequeno agrado: um bombom, um bilhete ou uma lembrancinha.

- Ofereça-se para ajudar pessoas vulneráveis: uma mãe cansada com filhos pequenos, idosos solitários, pessoas que pedem comida nas ruas….

- Escute a todos com paciência, mesmo que digam coisas que você não concorde

- Nem sempre as pessoas precisam de conselhos. As vezes elas só querem ser ouvidas. Falar sempre o que pensa pode te transformar numa pessoa desagradável. Guarde opiniões para quando elas forem indispensáveis

- Sujou? Limpe. Desarrumou? Arrume. Deixe as coisas como as encontrou (ou melhores de como as encontrou), mas nunca piores.

- Se preocupe com as pessoas que moram com você: será que você fala muito alto e as incomoda? Você bate na porta antes de entrar num cômodo fechado? Você tem hábitos que incomodam as pessoas e poderiam melhorar? Você é gentil e leve ou sempre uma pessoa pesada?

- Por fim, sorria sempre. Às vezes o mau humor pode ser curado com sorrisos.

--

--

Leticia Barbano

I’m not cool and don’t write cool things. Don’t get your hopes up :)